domingo, junho 27


Amar...cura!


Para Natália
 [Natália a Pequena Guerreira]

(divulgação da foto autorizada por Elane Tomich)
por Elane Tomich*
Mamãe abre a porta
e junto, o passear
abre o peito e o  seu jeito
de colo, pra eu deitar.


Mamãe abre o mar
o barco, o indiozinho a remar
abre a roda e a dança
da ciranda de crianças.

Mamãe abre o segredo
e fecha o lugar do medo.


Abre o coelho, o chocolate
do Snoopy, abre o "late"
e os Backyardigans também


Mamãe abre o neném
que  só brinca de chorar
mas não abre nunca a briga.
que ele pode escutar
e aí querer ficar.

Mamãe abre a alegria
dessa bolha de sabão
abre o som da sinfonia
abre isto, aquilo não.


Abre o bate pirulito
abre o sono do vovô
abre o mundo, fecha o grito
abre o tchau daquele choro
que eu sonho colorido.

Abre os olhos para mim
pois, com você vejo sim
apesar do olhar sem pressa
com que nasci e atravessa
o céu, o mar e a praia

Papai abre um deboche
abre a fala das mãos
a matéria,  a pedra dura
a água de coco, pura
o açaí e meu coração aqui.

Não deixe o sinal fechado
que o prefeito está errado
mamãe abre o apertado
desta sandália e da saia
para Natália


Mamãe, papai e vovó
abre o parquinho
o indiozinho
onde eu gosto de dormir

Porque vocês falam esquisito
sem cantar, sempre, por quê?

Abre o canto, abre o jogral
pois a vida que eu vivo
tem um fundo musical

Mamãe abre a vida,
fecha os ismos
abre a janela do otimismo
que eu me abro do autismo.

******

 Depoimento de Elane Tomich*:

Natália é minha neta. Hoje com 4 anos de idade. Nasceu normal, desenvolvimento correndo dentro dos padrões de excelência. Aos 8 meses, idade próxima daquilo que se chama em psicologia de saída do narcisismo primário, Natália nos deu um susto. Parou e parou tudo o que se referia à comunicação com o mundo.

Peço desculpas pelo termo técnico que usei anteriormente, mas um exemplo dado por Piaget nos deixa bem claro o que quer dizer a teoria. Por volta dos 7 ou 8  meses, a criança que até então chorava devido a um brinquedo que dela era escondido por um anteparo, por exemplo, ela está se divertindo com o som de um chocalho, este está nas mãos de outro, um adulto. Quando o objeto é escondido por uma revista, cartolina, etc. e, some temporariamente do seu campo visual, a criança se frustra e chora, como se houvesse perdido o objeto de prazer. Na idade, acima citada, a criança acrescenta qualidade à brincadeira. Diante do "desaparecimento" do brinquedo ela vai buscá-lo olhando atrás  ou afastando o anteparo. É a fase do famoso "achou", que ela quer repetir  e repetir, etc. Isto significa que uma coisa não deixa de existir só porque não a estamos vendo, ou foge ao nosso campo visual. Este fenômeno, tão pouco valorizado chama-se permanência do objeto e é muito importante para  a base da formação da identidade. Se o outro existe sem mim, eu  também posso existir sem o outro. Em termos de desenvolvimento humano, esta fase equivale a uma adolescência da primeira infância, complexa e com muito conhecimento adquirido, perdas e separações inconscientes.
Pois bem, falo por mim, como estudiosa do assunto. É nesta fase que costumam aparecer os primeiros sinais de autismo, normalmente não percebidos pelos pais e profissionais, tamanha a sutileza dos sintomas. A criança não se separa dos objetos externos, como foi dito antes (Objeto aqui é visto como qualquer coisa externa com a qual se possa estabelecer uma relação).
Funde sua identidade com a do outro, normalmente a mãe por ser sua relação mais próxima e passa a viver num mundo onde ela (a criança) não existe. Como esta fase é extremamente sensorial e limiar com a fase do verbalismo, mais abstrata e social, a criança passa a utilizar ser corpo como forma de dizer. Os especialistas em sua maioria dizem que é um "não dizer", onde a criança só vê a si  não vê o outro Penso o contrário:- a criança se funde tanto a um mundo gigante e apavorante que seu isolamento tem todas as características de medo paralisante diante de algo que a torna pequena e incapaz, como acontece a adultos catatônicos, pós depressão grave. Ela cria uma barreira contra o mundo tão forte que sua única relação é com  a repetição de gestos ou sons. A repetição é a base do vício e impede a pessoa  a passar para outras ações onde as coisas mudam e acontecem. No caso de crianças com diagnóstico de autismo, as causas são imensamente controvertidas, mas os sintomas, vícios gestuais e de postura são sempre os mesmos:- rodar por horas um objeto e olhá-lo fixamente, balançar para frente e para trás durante um dia ou mais, o próprio corpo; evitar o contato visual com qualquer pessoa; gosto por um determinado som eletrônico,  movimento de flaps com as mãos, jamais atender a um chamado ou demonstrar interesse por nada que não seja este leque de poucas ações diárias, repetidas infinitamente. Se você derrubar um objeto muito barulhento, para chamar a atenção da criança, enquanto ela se embala para frente e para trás um dia inteiro, ela não demonstrará sequer uma contração muscular ou da pupila. Daí os primeiros sintomas do autismo serem muito confundidos com a surdez grave. 

Pois bem, volto à Natália, minha neta. Aos nove meses, minha filha achou que Natália tinha algum distúrbio de audição. Começou nossa maratona de médicos, fonoaudiólogos, neuropediatras, pedagogos, psicólogos.

Praticamente gastamos uma fortuna e escutamos de tudo, até alguns absurdos, como "ela é uma criança de índole má"
Minha filha, até então uma moça mimada, começou a se transformar numa mãe valente e lutadora. Meu genro idem e devagar foi entrando toda a família no processo de pesquisar os sintomas que Natália apresentava.

Como os sintomas acima descritos são as grandes características de qualquer tipo de autismo, foi minha filha quem corajosamente assumiu o diagnóstico. De pesquisa em pesquisa ela descobriu métodos variados de adaptação para os autistas mas sempre com prognósticos muito ruins, dados pelos especialistas.
Natália já estava com mais de um ano e não suportava ver rostos. Todas as fotos tiveram de serem  retiradas das paredes e dos móveis.Ela reagia com ranger de dentes e rigidez muscular muito forte à vista de um rosto. Bonecas eram viradas de cabeça para baixo, com a face para o chão e ela se sentava num canto da sala, sempre no mesmo ângulo e ali ficaria a balançar o corpo sem parar. Se era retirada do seu canto,ela não oferecia resistência, demonstrava total apatia e continuava com os mesmos  movimentos.
O “flap" com as mãozinhas era constante também. "Ela não ouve nem nos vê" diziam os profissionais, mas eu, principalmente, estava totalmente convencida de que Natália tinha dentro de si um medo tão grande, uma angústia tão precoce, que o que ela mais queria é que  a ajudássemos a entrar no mundo. De alguma forma, Natália tinha um certo contato comigo e apreciava minha presença. Por exemplo, ela já começara a dar gritos intermináveis altos e sem sentido. Eu a abraçava com força, aconchegava-a e ela se acalmava. Gostava do meu colo Passei a andar horas em ambientes abertos com ela até ficar exausta e jamais abri mão de nossas "conversas": - Olha o mar, que passarinho lindo, etc... Tudo parecia uma via de mão única. Foi então que Thaís, minha filha, ouviu falar do sonrise, método criado por pais de um garoto autista e a única cura detectada até então. Este menino, hoje é um dos maiores especialistas em comunicação humana e professor de psicologia numa grande Universidade americana. O método é muito criticado, pois depende mais da ação da família, já que ele é uma postura de vida, mais do que de um tratamento com hora marcada em qualquer clínica. Por exemplo, até o sonrise, era unânime a postura dos estudiosos e profissionais de que tudo o que pudesse iniciar o processo de repetição na criança, deveria ser retirado do seu alcance. Até hoje é normal, amarrarem, embora com tecidos macios, o corpo da criança a algum espaldar para evitar o balanço. O sonrise diz o contrário:- se sua criança só sabe balançar o corpo, balance com ela. Olha, o que balançamos não foi normal. Minha filha, meu genro e eu. Aí começaram a acontecer os primeiros contatos visuais e estes eram celebrados com alegria impar. Construímos um quarto cheio de estímulos sensoriais, e qualquer som emitido por Natália, ainda que fosse um "ah!" nós brincávamos de alegria, como ela hoje diz. Pois bem, nosso amor de criança, começou a se comunicar muito reservadamente, cada vez mais e mais... Apresenta um enorme talento para música e leitura. Muito criativa, Natália, hoje compõe suas músicas. Foram três anos de trabalho ininterrupto e não acabou, mas contando assim, parece invenção, milagre, mágica. Nada disso houve muito suor e aceitação em tudo isto.Natália leu aos dois anos e meio e se ela olha uma sequência qualquer, por exemplo, as letras do teclado do computador ela os repete na ordem, bastando olhar uma vez.Hoje seu diagnóstico é de Síndrome de Asperger com habilidades especiais. Que é a margem  inteligente ”de um espectro muito amplo, onde muitas formas de "autismo” têm suas causas obscuras, mas com sintomas parecidos iniciais. Num evoluir sem intervenção a parte mais dolorosa é a automutilação e depois uma agressividade muito forte. Dói, dói muito assistir. Crescer junto com estas crianças é uma felicidade difícil de explicar.
O assunto é muito vasto e meu e-mail para aquilo que eu puder ajudar, aos interessados é: elane_tomich@oi.com.br

Sou apenas uma avó aprendiz, mas sobra-me disposição para estas crianças. Quanto à inclusão escolar, o autismo é a mais aterrorizante síndrome para os professores. Por quê? Porque é muito desconhecido e o desconhecido nos paralisa e mete medo.

Observação: teorias espíritas ou religiões orientais não aceitam o diagnóstico de autismo, preferem dar outro nome a esta síndrome, como por exemplo, criança cristal ou índigo. Numa coisa estão certos, o número de nascimentos de crianças  com tais características, aumentou muito, percentualmente na última década.
                                                                          *******

Elane Tomich por Elane Tomich
 
Nasci em Belo Horizonte em 1954.... Pequena, mudei-me para o Vale do Mucuri, irmão do Vale do Jequitinhonha onde tive uma infância rural e rica em todos os aspectos.
Na época andávamos de trem. Em Carlos Chagas, pequenina cidade  de 20.000 habitantes onde deixei maravilhoso amigos que hoje reencontro e que me relembram  o  quanto eu já gostava de escrever quando, me mostram anos guardados, mini contos de amor, ou seriados que eu escrevia para minhas amigas, já que não havia livraria na cidade.
Mudei-me para Curitiba para estudar, pois meu pai só me deixaria ir para fora se eu ficasse em casa de parentes. Os Tomich são uma família imensa, meu pai tinha doze irmãos. Foi na casa dos tios Pedro e Wilma onde morei até me casar aos 23 anos, quando terminava a faculdade de psicologia.
Curitiba foi também minha terra, eu sempre estive repartida entre Minas e o Paraná.
Tornei-me professora da Universidade Federal e em seguida fiz mestrado em Antropologia na PUC-SP, e poucos anos depois doutorado na USP em Psicologia Social.
Tive três filhos, meus maiores poemas, Fábio, jornalista, casado com Simone, também jornalista e pais de Eric de 3 anos e Juliana de 9 meses. Thaís, casada com Thiago, comerciantes e pais de Natália de 4 anos. E meu caçula, Marco, publicitário como o pai.
Tive um livro publicado como parte da comemoração dos trezentos anos de Curitiba sobre a imigração polonesa no Brasil. Interessante é que este livro vendeu uma tiragem absurda, pela Fundação Cultural de Curitiba.
Divorciada, com os filhos adultos e aposentadoria  muito jovem, voltei a Minas onde testemunhei a morte do meu pai, pessoa que mais marcou minha vida pela integridade, cultura e leveza. Meu pai foi o primeiro Repórter Esso de Minas.
Fiz tanta coisa na vida, fui tão atuante em tudo, que parece vivi mais do que o possível, na minha idade. Viajei mundo afora, conheci muita gente, passei a achar gente a arquitetura ou a paisagem mais bonita de se ver. Sempre escrevi poesias, mas o mundo acadêmico me absorvia bastante.
Fui amiga, fomos, eu e meu ex marido, amigos muito próximos do hoje reconhecido, Paulo Leminski. 
Aqui, em Teófilo Otoni, tornei-me psicóloga clínica e comecei a ter uma coluna no jornal. Dei muita consultoria sobre saúde mental pelas cidades  vizinhas, e aprendi a analisar sobre muitos prismas uma realidade que era única.
Soltei a poesia...
Publiquei em jornais revistas esparsas e agora está na gráfica meu primeiro livro de poemas. Acho que ainda sai ente ano...
Distraída, acho que sou feliz!
Uma marca da minha família e que meus filhos herdaram, é o bom humor.
Rir de si para levar a sério esta grande missão que é a vida.

Está é , nossa Elane Tomich!

12 comentários:

  1. Fiquei emocionada com sua história.
    Que Deus ilumine sempre seus caminhos e da menina Natália.
    Carla Duarte

    ResponderExcluir
  2. Elane, fiquei impressionada com seu relato, e senti o quanto sua pessoa diante destas experiência pode ajudar ao mundo, divulgue o mais que você puder este , pois é a única forma de reconhecimento pela sua experiência de vida com a doença de sua netinha, que Deus esteja sempre ao lado de todos vocês,
    afetuosamente,
    Efigenia

    ResponderExcluir
  3. Elane
    Acabo de ler sua página falando da Nathalia.
    O José Maria foi pela vida afora tratado de "gota" com ordem médica a proibir certos alimentos e tomando remédios errados...
    até chegar em grave degeneração ossea, e hoje cego do olho esquerdo e com pouca visão do olho direito.O que escrevi pra vc.no Literacia pode ser visto como loucura e pouco me importa.Fico mal em imaginar ( belíssima a Nathalia...olhos serenos desmentindo sintomas...)e pessoas a volta querendo que ela seja ( ? )
    Quando me comovo fico uma fera...
    Acredito sim que a cada um deve ser dado viver seus momentos DO------>ENTE
    Reverencias a Thais e a vc.
    helena

    ResponderExcluir
  4. Elane

    Acredito ter entendido algo sôbre Natália nesta publicação feita por você, muito, acredito, pelo que você tem falado comigo a respeito, além do que você diz "técnico" estar muito claro e bem escrito. Pergunto: será que as pessoas estão preocupadas com um assunto tão incomum (será que é incomum ou eu ser pouco informado?) como o autismo? não consigo acreditar. Tudo que você está fazendo (acredito vocês/ Thais e marido), chama-se amor, não tenho dúvida e para tanto, é necessário muita força, você sabe muito bem. Gostei também de ver você falar sobre seus filhos e sôbre você e mais, sôbre um "tal livro de poesias" que está na gráfica e deve sair este ano, está melhorando, vamos ver a sequência.

    Beijo, Cícero

    ResponderExcluir
  5. Elane, a história de amor e abnegação que você nos conta quando fala de Natália é muito comovente. Você é uma pessoa linda, faço votos sinceros de saúde e paz para você, Natália e todos os seus entes queridos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Elane,
    Sabe que para mim não é difícil falar de você pois a conheço a algum tempo,como sua secretária aprendi muito e tive o prazer de conhecer esta família linda que tem.Natália então,esta eu conheci e amei desde a ultrassonografia,lembra. Como ela, seu depoimento e poesia estão fantásticos,amo esta princesinha. Parabéns por tudo como sempre tudo que faz fica perfeito.Parabéns,sucesso e muita felicidades para vocês.
    Beijos
    Girlene

    ResponderExcluir
  7. Elane querida. Desculpe-me a demora em responder. Achei tua netinha um encanto, quando recebi o primeiro poema. Agora vem detalhadamente as explicações básicas. Ler e compreender as entrelinhas de tal fato é o que nos comove o coração, mas alegra a VIDA e faz bem a alma. Vc. é realmente uma mulher de fibra. Sempre soube disso pelo carinho devotado a teu pai e família. Não sabia da netinha, e nem fiquei surpresa com sua atitude corajosa e acima de tudo AMOROSA! O que o AMOR não faz, não é, amiga querida? eço a DEus que os abençoe a tds. e que Natália supere tudo isso e fique bem, interagindo conosco ... Que sabe uma nova poeta musicista? kkkkkkkk Tudo é possível!!!
    Meu carinhoso abraço, repassando para minha amiga Itana Goulart, q. tb tem um sobrinho que precisa deste tipo de referências ...

    ResponderExcluir
  8. Você no site me chama de corajosa!
    Olha o exemplo de coragem, de força e determinação.
    Lembra do apelido? EL.. que lembra uma toureira. Você sempre enfrentou um touro por dia. E ainda faz poesia da vida.
    Beijos felizes em ser sua amiga..
    rosa

    ResponderExcluir
  9. Ana Maria Tomich Comarella2 de julho de 2010 às 17:31

    Laila...como sempre me orgulho muito de você...de Thais e desse anjo que é Nathalia.
    Seu depoimento está emocionante....e o poema...maravilhoso!!!ja havia lido...é tocante.
    Desculpe o atraso em responder e que Deus abençoe você e os seus (nossos)
    de sua irmã
    Ana

    ResponderExcluir
  10. MANA QUERIDA, UMA AMIGA CHAMADA ITANA VAI ENTRAR EM CONTATO COM VC ... ELA TEM UM SOBRINHO AUTISTA E A FAMÍLIA ESTÁ ARRASADA SEM SABER COMO AGIR ... JÁ MANDEI PRA ELA TUA PÁGINA SOBRE A NATÁLIA ESPERO TER AJUDADO AO MENOS UM POUQUINHO, BJKS LINDO DOMINGO ABENÇOADO A TI ! BJKSssss,
    Nídia.
    Vargas Potsch

    ResponderExcluir
  11. Sra Elane,

    Perdoa-me a liberdade desta mensagem direta para o seu endereço...
    Acho que se lembra de mim, companheiro de vários grupos na net...
    Acabo de ler a emocionante e maravilhosa história de Natália e confesso que, mesmo não tendo tal problema na família, mergulhei fundo naquele oceano de carinho, ternura e exemplar atitude ao relatar um problema que muitos preferem esconder ou disfarçar na acomodação...
    Tenho uma amiga, muito querida, que sofre com o problema de um neto e eu sempre me senti impotente para fazer algo que pudesse ajudá-la...Deus colocou sua mensagem à minha vista e, imediatamente, lembrei-me da Maricell (a minha amiga de Baurú)...
    Sem querer incomodá-la, gostaria de saber se me permite passar a ela uma cópia da poesia e texto...
    As vezes, o exemplo de um é a alavanca que outro necessita...
    Mais uma vez, peço desculpas por incomodá-la mas, algo tocou minh'alma e sussurou-me a necessidade de fazer chegar até ela esta nova luz.
    Agradeço de coração se puder ajudar-me.
    carinho,sempre.. e luzes sobre a querida Natália a quem passei a amar como se minha neta fosse.
    abaixo, um presentinho para ela.
    obrigado, amiga
    Edson Carlos Contar (pantaneiro)

    ResponderExcluir
  12. Elane,

    Que bonito o seu papel de avó de Natália. Uma avó presente, atuante, participando da vida dela a cada instante. Que bonito o seu amor por ela. Acredito, os esforços que fazemos para amenizar o sofrimento de nossos entes queridos, são potencializados com o amor que juntamos a esses esforços. O amor é poderoso. Parabéns por seu esforço para melhorar a qualidade de vida de sua neta. Parabéns por ser uma mulher, uma pessoa, tão bonita.

    Um forte e carinhoso abraço pra você.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita.
Boas Leituras!